quinta-feira, 25 de abril de 2013

MUTANTES E MALFEITORES


"Atirando raios mortais das mão o vilão ataca o herói distraído na tarefa de segurar o teto que estava  caindo sobre as vítimas inocentes. Atingido pelos raios o herói fraqueja e seus joelhos dobram, mas o tempo foi o suficiente para seus protegidos escaparem, agora o herói lança um olhar enfurecido para o vilão e se prepara para voar em sua direção desferindo um soco superforte..."

Esse é o tema do RPG Mutantes e Malfeitores (editora Jambo), capas, colãs coloridos, superpoderes, cuecas sobre a calça, e muito muito mais. Bom, não necessariamente, a ambientação e estilo do jogo dependem do mestre, se ele prefere heróis vestindo as fantasias coloridas com detalhes estranhos, ou o tom mais sóbrio com menos cores. Mas o fato é que é um jogo sobre super-heróis (e vilões).

O jogo foi criado por fãs de quadrinhos e isso faz com que ele seja repleto de variadas referências e bastante completo em relação a idéias, enredos, cenários e poderes. Os jogadores tem a mão material para fazer histórias dos mais variados estilos, desde equipes de super-heróis coloridos, ao misticismo, ao futurista, ao vitoriano, com muito ou pouco poder. No livro tem também uma História, das Histórias em Quadrinhos, com suas diferentes "Eras" e estilos para servir de instrução e inspiração pro mestre e jogadores.

O sistema é o que é chamado de True D20, e nele só se usa esse dado do qual ele recebeu o nome. É uma variação muito mais simples do sistema D20, sem ser pobre. Há diversas alterações também na mecânica para deixar o jogo mais dinâmico e customizável. Como por exemplo a não existência de classes, a distribuição de pontos para tudo, desde atributos a bônus bases e perícias, com a quantidade de pontos a distribuir determinada pelo "nível de poder" da campanha. Nível de poder que pode ir desde os personagens basicamente humanos, até trecos super-poderosos capazes de destruir planetas. Dificilmente os fãs mais apaixonados do gênero vão sentir falta de possibilidades para criar seu herói (ou vilão), tem-se uma vasta gama de poderes, equipamentos mágicos e tecnológicos.

O livro é muito divertido, ilustrado com muitas referências que não podem ser as originais, mas são facilmente reconhecíveis, repleto de uniformes e falas clichês. O livro também apresenta um cenário base para uso dos jogadores em uma campanha, de forma que não é necessário criar um mundo do nada se não quiser.

Tem seu lado negativos também. O sistema inicialmente é um pouco confuso, não mais do que normalmente é um novo sistema eu creio, mas ainda sim meio confuso. E os exemplos de personagens do livro não ajudam muito à compreensão.

Mas se você é fã de HQs E de RPG, basta esse livro para vestir sua fantasia, escolher seus superpoderes e seu nome (o mais difícil para todos jogador é escolher um nome) e voar pela cidade combatendo o crime com seus golpes mortais, ou com seus olhos lasers, ou com suas rajadas de vento, ou sua espada mágica, ou suas garras retráteis, ou... (segue infinitamente). Ou talvez você corra super-rápido, ou se dependure nos prédios, ou teletransporte. A escolha é sua!


Nenhum comentário:

Postar um comentário