sexta-feira, 15 de abril de 2011

Supernatural - fábrica de idéias





Supernatural é um seriado divertido. Dois irmãos viajando pelo país de carro, uma boa referência de "On de Road" de Keroac e a geração Beat caçando monstros que ninguém além de algumas poucas pessoas estão cientes da existência ou acreditam. Não é nenhuma obra de arte, não é nenhum Shakespeare, mas é um prato cheio para admiradores de historias de monstros e terror, embora não seja lá muito aterrorizante.


Um dos pontos fortes do seriado é a releitura que fazem de inúmeros clichês e lendas urbanas. Tem de tudo, desde vampiros e lobisomens, até poltergeists e a loira do banheiro. Com lugares mal assombrados, objetos amaldiçoados, antigos deuses e até cemitério indígena. Outro ponto forte é a forma com a qual as historias são contextualizadas, principalmente no inicio da série, coisa que se perdeu um pouco desde a terceira ou quarta temporada. Os personagens não estão isolados no mundo, como geralmente acontece com filmes de terror, onde os protagonistas são o eixo no qual gira a história e o resto é apenas papel de parede. Em Supernatural, pelo menos no inicio, os protagonistas lidam com outros personagens, autoridades, jornalistas, enfim, eles não estão isolados na história e precisam ser criativos para se darem bem em suas aventuras sem deixar pistas ou serem presos.

Mas para jogadores de RPG Supernatural se torna interessante de outra forma. Ele é uma fábrica de idéias para quem curte os cenários que são baseados no mundo real, misturado com sobrenatural, tal como Storyteller, Storytelling e Daemon (citando os que têm ou são publicações em português). Não se trata de usar as mesmas histórias necessáriamente, mas de se basear na forma de construção de enredo e criação de monstros. Em nenhum outro seriado ou filme tem-se tantos exemplos e nem tão bons de assombrações, por exemplo. Todos os monstros em Supernatural - ou quase todos - servem como inspiração para se criar os seus próprios.

E ainda pode-se dar atenção a alguns específicos que são variações de monstros já comuns como os Vampiros, que são bem diferentes dos usuais da White-Wolf, Anne Rice ou Crepúsculo. Os SkinChangers que são uma variação da ideia de Lobisomem e similares aos Skinchangers do Storytelling. Sem contar com um sistema rico e divertido sobre assombrações e fantasmas e como lidar com eles, tudo sem ser necessário que os jogadores sejam eles mesmos criaturas sobrenaturais. Tem também um próprio esquema de bruxaria. Um espacial foco nos anjos e demônios possuidores de corpos, ambos muito sacanas, que são o foco da série.

Vale a pena dar uma conferida quando tentar criar uma história de terror sobrenatural e quem sabe encontrará alguma inspiração ou até mesmo uma criatura que resolva utilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário