sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PENNY DREADFUL - TERROR VITORIANO



Penny Dreadful é uma série exibida pela HBO2 que reúne alguns dos principais personagens e lendas do folclore vitorianos e os une em um enredo. Alias, personagens e lendas de terror, quero dizer. Estão aí, o dr. Frankenstien, Dorian Gray, Van Helsing, vampiros, Jack Estripador, tuberculose, dentre muitas outras coisas. Não, não se trata de uma nova Liga Estraordinária.

Vamos do inicio. Um grupo de desajustados com um passado duvidoso e trágico é reunido pela Srta Ives, uma mulher misteriosa e que forte e Sir Murray, um explorador de regiões selvagens no bom e velho modelo inglês para uma missão estranha. Ao grupo é adicionado o Dr. Victor Frankeinstein, acho que ele dispensa apresentaqção, e o americano Ethan Chandler, um pistoleiro nômade que está fugindo de algo do seu passado. Somando ao grupo tem o guardião negro (sem trocadilho) de Sir Murray que corpulento e com marcas corporais parece um extereótipo de um guerreiro africano. Todos os dois desesperados por dinheiro aceitam a missão e em sua primeira missão eles enfrentam uma criatura imortal sedenta por sangue...

Ok, ainda parece a liga estraordinária. Mas não é. Para inicio de conversa a série é de terror e ela reflete isso em seus minimos detalhes. O ambiente sombrio, a fotografia pálida, as atuações realmente boas dos atores que conseguem passar o incômodo vindo do horror das cenas de possessão são exemplos disso. E apesar da série não oferecer sustos pontuados, como ocorrem no gênero, é o drama e o trabalho dos atores que dão o tom sombrio e o sobrenatural oferece o terror. MUITO similar à certa proposta de horror pessoal de certo jogo da White Wolf...



A primeira questão ao espectador perdoar é a utilização dos clássicos. Se assistir à serie como uma perversão dos personagens da literatura não vai apreciar. Mas superando isso, e confesso que eu tive um pouco de resistencia, a série é muito boa. Os cenários belos e ricos assim como as caracterizações de época é um deleite E uma referência visual muito boa para qualquer jogo que tenha por tema a época e, mais ainda, o terror. A série mostra como pode utilizar os elementos clássicos de terror, que poderiam serem considerados ultrapassados, para criar tensão. Uma tensão que se baseia mais na simpatia pelos personagens que por tecnicas de sustos de filmes americanos. E acima de tudo, mostra e prova que é possível utilizar esses mesmos elementos e personagens e temas clássicos para uma boa história. Seja qual for o sistema de jogo Peny Dreadful é uma ótima referencia.

Os atores estão simplesmente ótimos. Exceto por Danny Sapani (Sembene) que tem uma menor participação e Harry Treadaway (Dr. Victor Frenkeinstein) que tadinho, custa à convencer porque seu monstro tem uma interpretação muito melhor que a dele (mas ele chega lá). A série não poupou os atores e as sequencias são longas e exigentes, aplausos para Eva Greenque está fenomenal. Mas todos executam muito bem o seu papel. 

A trilha sonora é ótima e ajuda bastante no clima de tensão da série e nas cenas de desolação e isolamento também. A série trata os personagens com proporcional carinho com que os maltrata. Assim as personagens mulheres são personagens fortes, e não um rostinho bonito. Tão natural e intensas são as cenas que são por si só desprovidas de preconceito, seja sexismo ou opção sexual. Não que os personagens não sofram preconceito em seu contexto, mas o expectador os aceita incondicionalmente tão boa é a performance dos atores e a contrução das cenas e ambientação. 

Claro que assim como toda produção a série tem seus furos e poréns, mas a maior parte do tempo isso é devido ao estilo adotado ao caracterizar os personagens, que pode não agradar a todos, do que à furos desconcertantes. Assim como deixou ganchos e histórias explicadas pela metade, mas isso espero que ganhe forma na segunda temporada. Saldo positivo, para jogadores e não jogadores, vale a pena conferir.

Curiosidade: Segundo artigo sobre a série no wikipedia, o termo "Penny Dreadful": O título se refere aos Penny Dreadfuls, publicações de ficção e terror que eram vendidas na Inglaterra do século 19. Por serem histórias que custavam um centavo, tinham como apelido "centavos do terror".

PS: Dorian Gray passa o rodo geral.
PS2: Tem Lobisomem.
PS3: Tem tuberculose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário